Saúde do sistema digestivo: cinco sinais que indicam que você precisa procurar um gastroenterologista

A saúde digestiva é muitas vezes negligenciada até que sintomas graves apareçam. Saiba como identificar os sinais do seu corpo.

Os problemas que podem afetar o sistema digestivo por vezes não ganham a devida atenção e acabam sendo confundidos com um simples incômodo. Conhecer o seu corpo e saber reconhecer alguns sinais que podem indicar que existe algum problema maior é fundamental, uma vez que muitos problemas digestivos podem ser resolvidos após um diagnóstico precoce.

O médico gastroenterologista é preparado para cuidar não só do estômago e dos intestinos, sendo especialista também em avaliar a saúde do esôfago, cólon e reto, pâncreas, vesícula biliar, dutos biliares e fígado.

Caso os sintomas sejam moderados e recentes, recomenda-se que seja realizada primeiramente uma consulta com um clínico geral, que irá avaliar e determinar se será necessário ou não encaminhar para um gastroenterologista.

Já no caso de sintomas mais insistentes e frequentes, o importante é reconhecer os sinais para, então, agendar uma consulta com um especialista.

1. Função anormal do intestino

Se o paciente estiver com constipação, apresentando menos de três evacuações por semana, o médico gastroenterologista irá determinar qual é a causa.

Em episódios de diarreia que persistem por alguns dias, o profissional também irá avaliar os motivos, podendo ser por vírus, bactéria, intolerância à lactose, algum distúrbio e até efeito de algum medicamento. 

2. Azia

Casos de azia mais frequentes podem indicar algum problema mais complicado, como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), que pode ser tratada com medicamentos que vão aliviar os sintomas.

3. Sangramento do reto

O indício de sangue nas fezes também deve ser um sinal de que já está na hora de marcar uma consulta com um médico gastroenterologista.

Podendo apresentar vários níveis de gravidade, o sinal nas fezes geralmente significa que existe um sangramento em algum lugar do trato digestivo, que pode ter sido causado por um pequeno corte na região, por hemorróidas e até por consequência de câncer.

4. Dificuldade/incapacidade de engolir e dor esofágica

Algumas doenças podem causar a disfagia, que é uma dificuldade de engolir alimentos e até líquidos. Para identificar o problema e começar um tratamento efetivo, o médico gastroenterologista pode indicar a realização de uma endoscopia alta.


5. Distensão abdominal, gases excessivos evacuações doloridas

Caso ocorra inchaço e dor no abdômen após quase todas as refeições, acompanhadas de náusea e uma evacuação com dor, o médico especialista deve ser consultado para que exames sejam realizados.


Além do inchaço, gases excessivos podem indicar alguma intolerância alimentar ou problemas digestivos mais sérios.

Procurar um gastroenterologista no momento certo pode evitar problemas graves no futuro.

Marque sua consulta hoje e cuide da sua saúde digestiva!

Referências:

https://multiclinicapalombini.com/sinais-de-que-voce-precisa-consultar-um-gastroenterologista