Manter o corpo hidratado e adotar uma alimentação equilibrada podem garantir um sistema digestivo saudável nas festividades de fim de ano.
Se você tem gastrite ou qualquer outro problema gastrointestinal, as festividades do final do ano podem apresentar um terreno perigoso para a sua saúde digestiva e todo cuidado é pouco para evitar problemas como azia, indigestão e refluxo.
Alguns alimentos que são comuns em celebrações de fim de ano podem ser a gota d’água para o desequilíbrio do seu sistema digestivo e, para aqueles que já contam com um histórico gastrointestinal negativo, alguns cuidados especiais devem ser tomados.
Final de ano é sinônimo de exagero, especialmente quando o assunto é alimentação. É tempo de reunir amigos e familiares para celebrar mais um ano. Contudo, o excesso de comida e também de bebida pode levar a dores abdominais, náuseas, vômitos, diarréias e problemas mais sérios, como refluxo, gastrite, azia e outros desconfortos relacionados ao sistema gastrointestinal.
Quem já sofre com algum problema gástrico deve redobrar os cuidados, uma vez que uma alimentação desregulada pode agravar condições preexistentes ou até desencadear novos problemas.
Embora as comidas típicas sejam tentadoras, é importante manter hábitos alimentares adequados para evitar o desequilíbrio na microbiota intestinal, a disbiose, que pode ser causada pelo consumo excessivo de gorduras e açúcares.
O consumo descontrolado de bebidas alcoólicas e refrigerantes também merece atenção. Somado à pouca hidratação, pode causar aumento de pressão, retenção de líquidos e dor de cabeça. No caso de pessoas hipertensas, a pressão alta pode piorar com o consumo de álcool.
Uma alimentação equilibrada é a chave para evitar complicações gastrointestinais durante o final do ano. O Ministério da Saúde recomenda o uso de alimentos com fibras e o consumo de frutas, verduras, legumes e carnes magras, que ajudam a proporcionar uma ceia mais saudável.
É importante também verificar as condições de higiene no preparo dos alimentos.
Anote:
- Não misturar alimentos crus com os cozidos;
- Proteger os alimentos de moscas, abelhas e outros animais;
- Lave bem as verduras, legumes e frutas com água corrente e, em seguida, deixe-os de molho por 15 minutos em uma solução de 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.
Além de ficar atento à alimentação e ao consumo excessivo de bebidas, é indispensável estar em dia com a saúde gastrointestinal.
Antes das festas de Natal e Ano Novo, aproveite e faça check-up para garantir que seu sistema digestivo esteja preparado para enfrentar os excessos da temporada.
A GastroCentro conta com um corpo clínico preparado para te receber.
Agende a sua consulta para uma avaliação agora mesmo!
WhatsApp: (31) 99318-0096
Referências:
https://bvsms.saude.gov.br/cuidados-com-a-saude-durante-as-festas-de-fim-de-ano