Doenças gastrointestinais silenciosas: quando procurar um especialista?

Escute os sinais do seu corpo e procure um médico especialista em problemas gastrointestinais.

Se você tem se sentido cansado, com falta de concentração, em estado depressivo, ansioso ou até mesmo com sintomas de rinite e sinusite, saiba que pode ser o seu corpo indicando algum problema gastrointestinal que merece atenção especializada.

Alguns outros sinais evidentes e relacionados ao sistema gástrico também podem aparecer, como azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, intestino preso, diarreia e perda de peso.

É mais que necessário estar sempre atento aos sinais que o corpo fornece para que os tratamentos adequados sejam administrados o mais rápido possível.

Toda atenção ainda é pouca!

Preste atenção e não ignore os sintomas, mesmo aqueles que parecem não guardar relação direta com o trato intestinal. Algumas doenças do sistema gástrico podem ser tão silenciosas ao ponto de levar meses ou até anos para chegar ao diagnóstico preciso.

É o caso das doenças inflamatórias intestinais (DII), principalmente a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Ligadas a fatores imunológicos e hereditários, as doenças intestinais podem ser agravadas pelos hábitos nocivos do cotidiano.

Doenças gastrointestinais

Com dor abdominal, que pode estar ligada a diarreia, hemorragia, perda de apetite e peso, fraqueza, fadiga, náuseas, vômitos, febre e anemia, a doença de Crohn envolve uma inflamação em toda espessura da parede intestinal, podendo acontecer em qualquer parte do tubo digestivo.

A retocolite ulcerativa ataca o revestimento interno do intestino grosso, causando ulceração, inflamação e hemorragia. Os pacientes podem apresentar diarreia com sangue e, de maneira associada, cólicas, cansaço, perda de apetite e de peso.

A doença do refluxo gastroesofágico, DRGE, que também pode ser silenciosa, é uma doença que afeta o trato digestivo através de refluxo ácido crônico, quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago. A condição é bem comum, afetando 21% dos brasileiros todos os meses. A DRGE causa azia, dor ou desconforto no peito, tosse, garganta inflamada, problemas para dormir, náuseas e alguns outros sintomas.

A gastrite, outro exemplo de doença que merece receber uma atenção redobrada, é uma inflamação do revestimento interno do estômago que pode causar dor de estômago intensa, indigestão, azia, estufamento, náusea e vômito, perda de apetite e presença de sangue nas fezes e/ou no vômito.

Indícios como dor abdominal, náusea, sensação de estufamento e vômitos são determinantes comuns que não devem ser subestimados. O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento seguro e efetivo, evitando assim sequelas e outras complicações futuras.

Exames preventivos devem ser realizados de forma rotineira para garantir uma boa saúde gastrointestinal.

Entre em contato agora mesmo e agende uma consulta!

WhatsApp: (31) 99318-0096

Referências:

https://www.indea.mt.gov.br/web/mt/w/11865421-doencas-inflamatorias-intestinais-podem-ser-silenciosas-alertam-especialistas#:~:text=As%20doen%C3%A7as%20inflamat%C3%B3rias%20intestinais%20(DII,que%20se%20chegue%20ao%20diagn%C3%B3stico

https://www.medtronic.com/br-pt/your-health/conditions/doenca-do-refluxo/o-que-e-drge.html#:~:text=DO%20REFLUXO%20GASTROESOF%C3%81GICO-,A%20doen%C3%A7a%20do%20refluxo%20gastroesof%C3%A1gico%2C%20ou%20DRGE%2C%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a,dos%20brasileiros%20todos%20os%20meses.

https://bvsms.saude.gov.br/gastrite/#:~:text=A%20gastrite%20%C3%A9%20uma%20inflama%C3%A7%C3%A3o,muito%20tempo%20para%20ser%20controlada.