Apesar da campanha ‘Novembro Azul’ ser voltada para o combate ao câncer de próstata, os homens também devem ficar atentos ao sistema digestivo e a outros tipos de câncer.
Cuidar da saúde é assunto sério e não deve jamais ser negligenciado. No Brasil, a atenção especial voltada para a saúde masculina ganhou forças após a criação da campanha ‘Novembro Azul’, no ano de 2011, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que tinha como foco a conscientização sobre o câncer de próstata.
A partir do pontapé inicial, os órgãos começaram um movimento de divulgação de outras doenças que podem acometer o público masculino, criando um movimento que tratasse da saúde do homem.
Além de realizar o exame de próstata, os homens precisam manter o hábito de cuidar da saúde de forma completa, realizando exames regularmente; inclusive considerando a colonoscopia, um exame da gastroenterologia, para rastreamento do câncer colorretal e outros procedimentos que possam assegurar um sistema digestivo sempre saudável.
Câncer de próstata
Sendo o segundo tipo de câncer mais comum na população masculina brasileira, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é também a segunda causa de óbito por câncer em homens. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram estimados 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano no triênio 2023-2025.
O diagnóstico precoce é um grande facilitador no processo de cura do câncer de próstata. A partir dos 45 anos, os homens com fatores de risco, mesmo sem qualquer sintoma, devem procurar um médico urologista para conversar sobre o exame de toque retal. Sem os fatores que apresentam riscos, o exame pode começar a ser feito a partir dos 50 anos.
O exame toque retal, que recebe muita resistência dos homens, faz uma avaliação de possíveis alterações da próstata, como tamanho, textura e forma. O exame PSA também é outro instrumento para investigação, verificando se os níveis do antígeno prostático específico estão adequados.
Fatores de risco – Câncer de próstata
- Histórico familiar de câncer de próstata;
- Raça, homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
- Obesidade.
Câncer colorretal ou de intestino
Conhecido também como câncer colorretal, a doença é indicada por tumores que podem acometer o intestino grosso, chamado cólon, e/ou o reto, que está localizado na parte do final do intestino e mede de 12-15 cm, antes do ânus.
O câncer de colorretal é tratável e tem cura, na maioria dos casos, ao ser detectado de forma precoce, quando ainda não se espalhou para os outros órgãos.
Fatores de risco – Câncer de intestino
- Idade igual ou acima de 50 anos;
- Inatividade física;
- Excesso de gordura corporal;
- Alimentação pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras;
- Consumo de carnes processadas (embutidos);
- Ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas de carne cozida por semana).
Os principais indícios e sintomas sugestivos do câncer de intestino são: sangramento nas fezes, dor abdominal, perda de peso e anemia e mudança de hábito intestinal.
Válido também para todas as doenças, o Instituto Nacional de Câncer recomenda que todos os homens fiquem sempre atentos aos sinais anormais do corpo para que o possível diagnóstico seja realizado o mais breve possível.
Exames de gastroenterologia
Para o câncer colorretal, a colonoscopia é fundamental para o efetivo rastreio uma vez que possibilita uma análise do intestino grosso e parte do delgado. Em situações em que não há sintomas, o exame pode ser feito a partir dos 45 anos com repetição a cada 10 anos. Já para os homens que tiverem histórico de câncer de intestino na família, a análise de periodicidade deve ser avaliada de forma individual.
Além da colonoscopia, que é também um exame de gastroenterologia, outro exame pode ser realizado para a devida avaliação da saúde do sistema digestivo. A endoscopia é recomendada quando há casos de histórico de câncer de estômago na família, anemia, perda de peso repentina e até suspeita de linfoma gástrico.
Referências:
https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/campanhas/2023/novembro-azul
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/intestino